terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cabelo queimado pela chapinha ou pelo secador tem jeito?

Seus cabelos estão ásperos, ressecados e com pontas duplas e espigadas? Saiba que a causa de todos estes problemas pode ser uma só: o calor do secador ou da chapinha. A boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível recuperar a saúde e a beleza dos fios.

Segundo o cabeleireiro André Mendes, do Jacques Janine Perdizes, queimar os fios com o secador faz com que eles percam água e proteínas, ficando, por isso, ásperos e sem vida. A notícia ruim é que é difícil perceber se estamos queimando os fios quando secamos ou alisamos com chapinha. “Na maioria das vezes, só percebemos em longo prazo, quando os fios já estão agredidos. Se o calor for exagerado, dá sim para sentir um cheiro de cabelo queimado no momento da agressão”, diz.

Para recuperar, nada melhor do que investir em hidratações semanais. André Mendes recomenda pelo menos uma visita a um cabeleireiro, que pode analisar o estrago e recomendar a hidratação mais indicada para cada caso. “Pelo menos a primeira é bom ser intensiva, como uma de queratina ou com proteínas e aminoácidos. Depois a pessoa pode continuar hidratando em casa mesmo com bons produtos específicos para cabelos ressecados e danificados”, ressalta o profissional.

A freqüência das hidratações deve ser semanal até que se perceba que, durante os intervalos entre os tratamentos, os fios continuam sedosos e macios, como no dia da hidratação. Como as pontas duplas não são recuperadas com nenhum tipo de tratamento, para acabar com elas é preciso um corte. O corte também pode ser necessário se não ocorrer melhora nos fios depois de um período de tratamento. “Existem casos que o fio está tão agredido que só mesmo um corte para recuperá-lo”, diz André.

Como parte do tratamento, André recomenda, também, que se diminua drasticamente, pelo menos nos primeiros meses, o uso do secador e da chapinha. “Se o uso for inevitável, lembre-se de proteger os fios com um bom produto termoativado. Lembre-se também de que a chapinha não deve ser utilizada nos fios molhados e que ela não deve ficar parada nas mechas, apenas passar por elas”, adverte.

Para quem usa o secador, as principais recomendações são: tirar bem a umidade dos fios com a toalha antes de começar a secar e deixar o secador a uma distância de 10 centímetros do fio.

Fonte: Casa do Cabeleireiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.