quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Creepers: conheça o sapato que é tendência para o inverno 2013


À primeira vista, os creepers podem causar um certo desconforto no olhar, pois, assim como os Oxfords, são inspirados em sapatos masculinos, que, normalmente, têm um design menos delicado do que os femininos. “Essa moda é do tipo ‘ame ou odeie’, não tem meio termo”, diz a consultora de moda Paula Altafin. Sendo amados ou odiados, os creepers estão em alta e prometem ser os queridinhos da próxima temporada.

História dos creepers

Os creepers foram criados no início da Segunda Guerra Mundial, em 1945, para serem usados pelos soldados, que precisavam de um sapato firme e resistente. Originalmente chamados de Brothel-Creepers, os calçados saíram dos campos de batalha, com o final da guerra, em 1948, e foram para as ruas.

Na década de 1950, os creepers foram popularizados pelo grupo Teddy Boys e continuaram sendo usados por punks, skinheads e góticos nas décadas seguintes. “O sapato tem um design nada delicado, que combinava bem com a cena underground”, diz Paula.

A volta dos creepers

Em 2004, os creepers voltaram nos pés femininos durante o desfile da Dior. Em 2011, foi a vez da Prada levar para as passarelas esses sapatos masculinizados, que logo caíram nas graças dos fashionistas. No Brasil, os creepers estão chegando aos poucos: a Triton os apresentou no desfile de inverno de 2011 e outras marcas nacionais já estão fabricando o modelo. “Cada marca está tentando fazer uma coisa diferente, por isso, tem o mais básico, com cores neutras e até alguns modelos com spike e oncinha”, afirma Paula.

Aprenda a combinar looks com creepers 

Embora os creepers sejam considerados por alguns uma moda bizarra, é possível montar um look delicado com eles. “A dica é investir em creepers com cores candy, como nude, azul claro, rosa bebê e vestir roupas mais delicadas, no estilo Lady Like”, ensina a consultora de moda.

Veja algumas peças que combinam com o creeper:

  • Blazer ou paletó estruturados: “quem tem mais de trinta anos e não quer ficar com cara de adolescente, deve investir no blazer com uma regata básica por baixo. Assim, o look fica mais formal”. 
  • Short social preto: “Coloque uma camisa mais rocker com spikes e, se quiser, também use meia calça. O look vai ficar descolado e lindo”. 
  • Lady Like: “Use o creeper com cores delicadas, como o nude, combinando com um vestidinho marcado na cintura, rodado, deixando o look delicado”. 
  • Pantalona: “escolha com uma pantalona de tecido molinho e invista no creeper”. 
  • Skinny: “o creeper também combina com skinny com a barra dobrada”. 
  • Legging metalizada: “em cima, vista uma T-shit básica ou camiseta de banda. O visual fica superdescolado”. 

Creepers: usar ou não usar?

“Depende”, responde Paula. Por enquanto, essa moda ainda está restrita aos mais fashionistas. “Se a pessoa não for se sentir bem, é melhor não usar. Tem que ter estilo, pois ainda é uma moda nova”, responde. Entre aquelas que já aderiram ao sapato, a dica é evitar usá-los em ocasiões formais. “Em baladas e ocasiões informais está liberado”, finaliza.

Fonte: Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.