segunda-feira, 2 de maio de 2011

Especial de pele para o inverno

Quando as temperaturas começam a cair, a preocupação com a pele, o cabelo e o corpo no inverno se torna o maior dilema entre as mulheres. Existe algum hidratante que não deixe a pele ressecar tanto? O que posso fazer para evitar o rosto descamando? É obrigatório passar protetor solar até em dias de chuvas? Essas são algumas das muitas dúvidas que assombram nas estações frias.
Pensando em dar um chega para lá em todos os mitos de beleza que aparecem por aí, e separando as dicas mais quentes para te deixar ainda mais linda durante a temporada de inverno 2011.

Principais dicas com a pele no inverno

É no inverno que a pele fica mais ressecada e precisa de hidratação total. Abusar de cremes indicados para o seu tipo de pele ao menos três vezes ao dia, fazer máscaras faciais e limpeza de pele caseira são o primeiro passo.

Segundo a dermatologista Bianca Gastaldi, o inverno também tem suas vantagens de beleza. Como o sol aparece menos na temporada, é a época perfeita para se fazer tratamentos mais delicados para pele. “Esta é a melhor época do ano para realizar um estímulo de colágeno mais intenso. Quem quer fazer aplicações laser, peeling ou uso de cremes a base de ácido retinóico pode aproveitar o inverno”, afirma.

Outra dica fácil e que deve se tornar regra para o ano inteiro é beber bastante álgua. A pele tem uma função protetora importante contra agressões externas, o que depende, em partes, do grau de hidratação do corpo.

Dicas para cada tipo de pele

A pele seca sofrem mais com o inverno e por isso merecem cuidados redobrados: hidratantes ao acordar e antes de dormir, no mínimo, são fundamentais. A dermatologista Bianca Gastaldi afirma que uma boa dica para quem tem este tipo de derme é usar cremes que contenham ácido hialurônico e vitamina C na fórmula, pois estes componentes agem para blindar a sua pele.

Já a pele oleosa deve ter o mesmo cuidado, mas na hora de hidratar devem optar por produtos a base de gel ou gel creme oil free. As baixas temperaturas são ótimas também para o uso de cremes noturnos a base de ácido glicólico ou retinóico, que além de tratar a oleosidade estimulam o colágeno e uniformizam as manchas.

Cuidado especial com a boca no inverno

Não somente a pele, mas a boca também resseca – e muito – no inverno. Como no verão, que se deve usar o protetor labial, no inverno isto também acontece. Para quem prefere uma maquiagem a mais no rosto, o batom cremoso é uma ótima opção para substituir a manteiga de cacau.

Esfoliação no inverno: pode ou não?
Há quem diga que esfoliação no inverno é muito prejudicial a pele, pois ajuda a escamar ainda mais, certo? Errado! O processo de esfoliar a pele serve apenas para retirar as células mortas e melhorar a penetração de cremes de tratamento, não tendo efeito por conta da estação.

Fazê-la 1x por semana é ótima dica para quem não faz uso de cremes a base de ácido, pois quem é encarrega de estimular a renovação celular. Usar cremes com ácido e fazer esfoliação vai deixar a sua pele muito sensível. A dermatologista afirma que prefere usar cremes com produtos mais fortes nesta época do ano ou lançar mão de um peeling, pois os resultados são mais eficazes por conseguir atingir a pele em maior profundidade.

Uma boa alimentação também ajuda

É comum no inverno as pessoas abusarem de cappuccinos, chocolates e vinhos. Mas o excesso de café e de álcool pode contribuir para a desidratação da pele e diminuir as suas defesas. O ideal é tentar substituir a cafeína por chás: prefira os a base de camélia sinensis, como chá verde, branco e vermelho que são boas opções para o inverno por suas propriedades antioxidantes e por manterem a hidratação da pele.

Fontes: Oficina da Moda / Dra. Dermatologista Bianca Gastaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.