quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Peso da bolsa não deve ultrapassar 5% do peso da mulher


Você leva na bolsa tudo o que precisa (e até o que não precisa) e, por isso, nunca será pega desprevenida. Por outro lado, o peso da bolsa pode acabar prejudicando sua coluna. “O uso de bolsa com peso excessivo e posicionamento inadequado pode trazer uma série de problemas para a coluna, tanto cervical quanto torácica e lombar.Os músculos do pescoço ficam tensos e doloridos, a postura inadequada e a alteração do equilíbrio na marcha fazem com que o corpo tente corrigir a todo momento o posicionamento, levando assim à sobrecarga na região lombar e a um quadro crônico de dor e inflamação”, explica o ortopedista, traumatologista e médico do esporte do Hospital Samaritano, Marco Antonio Ambrósio.

Para evitar qualquer tipo de problemas, o peso da bolsa, já com tudo dentro, não deve ultrapassar 5% do peso da mulher. Usá-la sempre em um único ombro também faz mal. “A principal região de queixa de dor relacionada ao uso de bolsas são os ombros. Ainda assim, é sem duvida a melhor forma de carregar a bolsa, pois poupa o cotovelo e o punho, articulações que são menos protegidas por músculos. Revesar o ombro utilizado e posicionar a bolsa de forma adequada e com peso correto tendem a gerar menor desconforto”, recomenda.

As bolsas posicionadas de forma diagonal/transversal podem melhorar o equilíbrio do corpo, mas, de qualquer forma, seu peso e posicionamento devem ser bem observados. O uso de mochilas também pode ser mais confortável, uma vez que não pendem para o lado, porém alguns fatores devem ser bem observados como: peso, que também não deve ser superior aos 5%; posicionamento toracolombar ajustado; e posicionamento adequado do conteúdo dentro da mochila, de forma a não deixar que ela tombe para trás e sobrecarregue ombros e coluna. De acordo com o ortopedista, uma bolsa mais adequada deveria ter alcas mais largas e não tão compridas, levada na transversal e revesando o ombro que carrega.

Por tudo isso, “emagrecer” a bolsa é a melhor saída. Algumas dicas do ortopedista são: não carregue moedas, organize seus papéis, reveja seu chaveiro, escolha versões menores dos produtos de maquiagem, não carregue livros ou cadernos, planeje o que vai levar, sempre reveja o que de fato é necessário para o dia seguinte, posicione o conteúdo de forma organizada, reveze os ombros e ajuste a altura e largura das alças.

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.